Tecidos para o verão: 5 opções para um look fresh

Roupas leves, confortáveis e estilosas são tudo o que queremos para a temporada de calor. Como transpiramos mais, os tecidos para o verão precisam absorver a umidade e deixar a pele “respirar” sob as fibras.

Boas opções não faltam, basta escolher a que mais combina com o seu estilo! Linho, algodão, tricoline, viscose e seda estão entre os melhores tecidos para o verão. Com eles, você vai conseguir um look fresh e super atual.

Quer saber mais sobre as características de cada tecido? Continue a leitura!

1. Linho

Entre os tecidos para o verão, o linho é o queridinho. Produzido com fibra natural, ele é perfeito para os dias quentes e transita muito bem do escritório ao fim de semana.

A tendência naturalista do verão tem tudo a ver com o linho, que é ao mesmo tempo elegante e rústico.

O tecido é fabricado a partir da planta Linum usitatissimum, cultivada em todo o mundo, que atinge entre 20 e 40 centímetros de altura. É do caule da planta que são extraídas as fibras longas que produzem o fio do tecido.

Essa característica natural do linho é que faz com que ele tenha um toque macio e confortável, permitindo ainda que a pele “respire” sob o tecido, o que garante aquela sensação fresh que a gente busca no verão.

Apesar de ser um tecido milenar – registros históricos citam que o linho era cultivado desde 2.500 a.C no Egito –, a moda soube repaginar essa fibra natural.

No verão, o linho dará forma a modelagens da moda (clochard, pantacourt e cropped, por exemplo) e virá com botões frontais em saias midi, calças, macacões, vestidos e tops.

tecidos para o verao

tecidos para o verao

Geralmente em tons claros, o linho é uma opção que tem tudo a ver com a moda do verão. E não se preocupe! Apesar de amassar fácil, há quem diga que esse é justamente o charme do tecido.

2. Algodão

O algodão é um tecido de origem vegetal e é um dos materiais mais utilizados na indústria têxtil. A fibra tem a mesma vantagem do linho: a pele consegue respirar sob o tecido e por isso é ideal para usar no verão e em regiões tropicais.

A capacidade de absorção da umidade é de 8%. Se você mora em uma cidade com clima úmido, se joga no algodão!

É um tecido delicado, mas também muito resistente, e base para camisetas, camisas, calças, saias, vestidos, shorts, lingeries e pijamas. Pode ser lavado e passado várias vezes sem danificar.

3. Tricoline

A tricoline possui a segunda maior quantidade de algodão na composição, depois, é claro, do algodão puro. É um tecido leve, usado na produção de roupas infantis, mas adquiriu sofisticação ao se tornar base de vestidos e da camisaria feminina e masculina.

tecidos para o verao

tecidos para o verao

A tricoline é um dos tecidos mais indicados para usar no verão. É leve, confortável e fresh. É a opção certa para o ambiente corporativo, pois mesmo no calor de 30°C do verão brasileiro você estará elegante. Existe ainda a tricoline acetinada, igualmente leve e ideal para um look sofisticado.

A composição da tricoline pode sofrer variações, mas sempre tem predomínio de algodão. Pode ser 100% algodão, mix de algodão e elastano, ou algodão com poliéster. Adquira (ou mantenha) o hábito de ler as etiquetas das peças e saiba que, no caso da tricoline, quanto maior o volume de algodão, melhor para o verão.

A tricoline tem versões lisas e estampadas. No verão, como as listras estarão em alta, aposte nessa padronagem em camisas, vestidos e saias. Você estará confortável, na moda e ainda mais linda!

4. Viscose

A viscose é um tecido sintético, originado principalmente do linter da semente do algodão (fibra que envolve a semente), mas muito leve, fluido e que é sinônimo de conforto. A característica fresh se deve à capacidade de absorção da umidade, de 13%, mais alta até que a do algodão, de 8%. Faça da viscose sua aliada durante os dias quentes.

Esse tecido fluido é usado na produção de blusas, camisetas, camisas, saias, lingeries e peças esportivas. A viscose é ótima para looks casuais e do dia a dia. Tem um toque macio e um caimento natural no corpo, sem ficar armado ou volumoso.

tecidos para o verao

tecidos para o verao

É um tecido que amassa bastante, mas é fácil de passar.

5. Seda pura

É considerado o “tecido perfeito” pela delicadeza, pureza e pelo ótimo caimento (ele desliza no corpo). O fio nobre e de espessura finíssima é adorado pelos estilistas e ideal para você enfrentar as altas temperaturas.

A fibra é produzida pelo cultivo do bicho-da-seda, resultando em um dos materiais mais nobres da indústria têxtil em razão do brilho e do toque acetinado.

A seda é matéria-prima para blusas, kimonos, camisas, vestidos casuais e de festas, saias, lingeries e saídas de praia.

Tenha cuidado! O tecido é um dos mais copiados no mundo, mas só a seda pura, original, tem um brilho único, além de ser resistente e absorver a umidade. As peças de seda, se bem cuidadas, são para a vida inteira!

tecidos para o verao

Esses tecidos para o verão não podem faltar no seu closet! Inscreva-se na nossa newsletter e seja a primeira a receber novidades e tendências de moda!