A música ambiente para loja de roupa contribui para atrair clientes e melhorar a experiência de compra, funcionando como um reforço positivo para o consumidor. Tudo isso, é claro, quando o som é bem utilizado, caso contrário pode causar efeitos devastadores. A ambientação de uma loja influencia em até 20% na decisão de compra de um cliente, e o som ambiente se encaixa dentro deste quesito.
Uma boa trilha sonora é aquela que identifica a sua loja e deixa os clientes à vontade. Para criar uma identidade, o ideal é montar playlists em plataformas de streaming, como YouTube e Spotify. Elas permitem que você escolha as músicas que quiser ou siga listas já prontas que são atualizadas frequentemente.
Preparamos um post com várias orientações para a escolha de música ambiente para loja de roupa feminina. Confira nossas dicas!
Conheça o público
Saber quais as preferências dos seus consumidores é o primeiro passo para começar a montar sua playlist. A música deve estar alinhada ao estilo dos clientes e ao tipo de roupa que você comercializa.
Caso seu comércio atenda um público bastante diversificado, procure uma música ambiente que se encaixe para todos e, à medida do possível, vá alternando os estilos para chegar às melhores escolhas.
Você também pode fazer uma pesquisa nas redes sociais dos clientes. Selecione uma amostra e identifique as preferências musicais em comum. Depois, faça uma pesquisa dentro daquele estilo para conhecer cantores (as) e bandas do momento, sucessos antigos e, assim, ampliar o repertório.
Lojas específicas para a venda de materiais esportivos, por exemplo, podem investir em músicas animadas, normalmente usadas para a prática de atividades físicas. Já uma joalheria deve ter uma trilha sonora suave, composta por músicas clássicas, e em baixo volume.
Ajuste o volume
O volume da música ambiente para loja de roupa não deve ser alto e nem baixo demais. Encontre uma intensidade que seja confortável aos visitantes, que não impeça diálogos entre vendedores e clientes e que não incomode quem está do lado de fora da loja.
A música deve tornar o espaço agradável e, com isso, aumentar o tempo de permanência do consumidor na loja.
Além do volume, atente-se à repetição das músicas. Cuide para que haja trilhas novas com frequência ou a sua loja pode ficar conhecida como monótona e fora do radar das novidades.
Playlists para lojas de roupas femininas
Você pode montar várias playlists ou seguir diversas listas no Spotify. Sabendo o estilo do seu público e a mensagem que a sua loja quer passar, comece procurando por estilos de músicas.
Uma ideia é montar trilhas sonoras de acordo com o dia da semana ou horário. Pela manhã, por exemplo, coloque músicas ambientes mais tranquilas; e vá modificando o ritmo conforme o passar do dia. À tarde, sons com ritmo um pouco mais agitado; e à noite, aposte numa trilha mais ousada, com batidas mais fortes e ainda mais contagiante.
Outra dica é selecionar músicas que estejam em sintonia com a coleção de roupas que a loja está comercializando naquele momento. Se o seu ponto de venda é multimarca, procure nos canais digitais das grifes inspirações e até playlists prontas para usar.
A Richini disponibiliza no Spotify listas de músicas de acordo com cada coleção e com períodos do dia que podem ser utilizadas na sua loja e adaptadas ao perfil do seu público.
As trilhas sonoras de desfiles das semanas de moda também podem funcionar como referência para a sua playlist. No Spotify e no YouTube, faça uma busca por marcas e empresas que você admira e que tenham a ver com o seu público para usar como referência ao montar as playlists da sua loja.
A música ambiente para loja de roupa pode se tornar uma aliada do seu negócio. Use nossas dicas para montar playlists e melhorar a experiência do consumidor.
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