mulheres da moda

5 livros sobre mulheres da moda para ler e se inspirar

Ler e ouvir histórias sobre mulheres da moda é sempre inspirador! Personalidades envolvidas no processo de criação das roupas e na administração de negócios iniciantes e de grandes maisons mostram que o mercado de trabalho, embora difícil e segregador, retribui oportunidades quando existe talento, dedicação e persistência.

Listamos cinco incríveis histórias de mulheres da moda que sempre têm algo a nos ensinar. Confira a nossa seleção de obras e anote para ler depois!

1. De Princesa a Rainha da Moda

Esta autobiografia de Diane von Furstenberg espalha otimismo e confiança. O livro conta a história da empresária que fundou a marca homônima em 1972 e a tornou sinônimo de luxo, criatividade e ousadia.

A importância de Diana para a moda pode ser exemplificada com o vestido envelope, peça de sua autoria que simbolizou poder e independência para uma geração de mulheres nos anos 70 e contribuiu para que a estilista se consolidasse no mercado da fashion.

No livro, Diane conta sobre a sua infância na Bélgica e sua mudança para Nova York na década de 70. Fala sobre amor e o processo de envelhecimento.

mulheres da moda
Foto: Divulgação

2. Girlboss – Sophia Amoruso

A história de Sophia Amoruso é contada de forma leve e fácil. O livro já serviu de inspiração para inúmeras garotas para assuntos de empreendedorismo, dedicação, estudo e criatividade.

Aos 22 anos, Sophia arrumou um emprego só para ter direito ao plano de saúde. Nas horas livres, vendia achados de brechós no Ebay. Foi assim que começou a Nasty Gal em 2006. A Forbes a colocou na lista de mulheres jovens mais ricas do mundo com uma fortuna estimada de US$ 280 milhões.

A marca fez muito sucesso nos primeiros anos, mas em 2017 decretou falência e foi vendida por US$ 20 milhões para uma empresa britânica.

O livro inspirou a série da Netflix, “Girlboss”, que estreou em 2017.

mulheres da moda
Foto: Divulgação

3. A Era Chanel

Livro da escritora francesa Edmonde Charles-Roux conta em 383 páginas a trajetória profissional e amorosa da estilista Gabriele “Coco” Chanel.

A mulher que mudou a moda no século 20, defendia a liberdade feminina em suas criações, ao importar roupas até então usadas somente por homens.

A obra compila cerca de 400 imagens de Chanel, algumas muito raras.

mulheres da moda
Foto: Divulgação

4. Um brinde a isso

Livro sobre a vida de Betty Hailbreich, diretora do departamento de compras personalizadas da loja de luxo Bergdorf Goodman, em Nova York. Foi a moda que ajudou Betty a se recuperar de um divórcio e uma depressão, ao ser contratada pela icônica loja da Quinta Avenida.

Betty já vestiu desde a primeira-dama dos Estados Unidos, atrizes e atores de Hollywood, estilistas a personagens da série “Sexy and the City”. O livro combina memórias e passagens divertidas de uma das mulheres da moda mais vibrantes e inspiradoras.  

mulheres da moda
Foto: Divulgação

5. Vivienne Westwood

A estilista, hoje com 78 anos, tem uma vida dedicada à moda, causas socioambientais e aos direitos humanos. Vivienne é uma inspiração!

Ativista e um das pessoas fundamentais na construção da cultura punk, ela e o escritor Ian Kelly escreveram uma autobiografia elogiada pela crítica.

Vivienne desfila suas coleções em semanas de moda de uma forma peculiar, nas quais prega o consumo consciente e o engajamento na política.

mulheres da moda
Foto: Divulgação

As histórias dessas mulheres da moda são um mergulho na essência de marcantes estilistas e empreendedoras. Reserve algumas horas do seu dia, depois do trabalho ou na hora do almoço, para se envolver com trajetórias de empoderamento feminino.

Gostou do nosso conteúdo? Assine a newsletter e receba artigos semanais sobre moda por e-mail!