mix de estampas

Mix de estampas: aprenda a montar looks e combinar padronagens

Um look com mix de estampas é bonito, interessante e tem informação de moda. Sem contar que é uma maneira nova de usar as peças florais, listradas, geométricas e de poá que temos no armário.

Em vez de fazer a combinação tradicional de camisa de poá com saia lisa, o que acaba limitando um pouco os looks, o mix de estampas pode até dobrar as composições possíveis no closet.

Tem dúvidas de como montar looks com mix de estampas? Sanamos todas elas neste post. Vem ler!

Listras

Está aí uma estampa fácil de combinar. As listras ficam ótimas com poá, floral e animal print, principalmente na padronagem de onça. O princípio para que um mix de estampas funcione e fique bonito e estiloso está em misturar cores harmônicas.

Para quem está começando no mix de estampas, vá pelo básico. Escolha uma cor predominante, e de preferência neutra, e busque padronagens que tenham o mesmo tom.

Tente combinar estampas nas seguintes cores: nude com preto, branco e preto, cinza e branco, nude e branco. Prefira também padronagens clássicas, como poá, pied de poule e listras.

Agora, se você já está familiarizada com esse universo, arrisque-se! Pink com vermelho é uma combinação fantástica e está super em alta. Anote as ideias: amarelo e cinza; rosa e turquesa; azul e laranja; roxo e verde.

Uma produção super trend pode ser uma saia com listras coloridas horizontais e uma camisa com faixas fininhas na vertical. Ou ainda uma calça de onça com um top de listras vermelhas, ou um short clochard listrado em um tecido de verão com cropped floral.

Para alongar a silhueta, a dica é usar uma pantalona com listras verticais. Essa modelagem tem cintura alta, barra quase no chão e soltinha no corpo, garantindo um visual elegante e comfy. Finalize com uma blusa de poá de tecido fluido.

mix de estampas

Poá

Seguindo na linha clássica do mix de estampas, aparece o poá, a tradicional estampa de bolinhas.

Essa estampa marcou a moda nos anos 1960 e desde as últimas temporadas vem sendo incorporada ao closet das fashionistas. O poá é fácil de combinar: vai bem com listras, floral, animal print, geométricos e com ele mesmo, brincando com as proporções.

Começando pelo básico, a dupla poá + listras vai bem no ambiente de trabalho e também em momentos de lazer. Para o office look formal, invista em tecidos nobres e em peças com bom caimento. Você pode montar uma produção de uma saia midi ou lápis listrada de branco e preto e uma camisa de seda de poás nas mesmas cores. Escolha proporções menores para não chamar atenção. Já um visual mais cool dá liberdade de mesclar cores fortes e variar nos tamanhos.

mix de estampas

mix de estampas

O poá e o floral formam um mix de estampas bonito e jovial. É uma combinação perfeita e que nunca sai de moda. Além disso, é totalmente bem-vinda no verão e no inverno, basta variar a cor.

No calor, prefira cores alegres e fortes. Poá azul e fundo branco combinado com floral de fundo amarelo e flores azuis. No inverno, opte por tons sóbrios, como preto, branco e cinza.

Floral

A padronagem floral é tão versátil ao ponto de combinar com qualquer estampa. Faz match com xadrez, militar, geométrico, poá, listra, animal print, tropical e com o próprio floral (em tamanhos maxi ou mini).

Ainda tem receio do mix de estampas? O segredo está em procurar cores em comum às peças, como o preto e o branco – assim, as chances de acertar aumentam.

Experimente a composição de saia de poá P&B e um top cropped floral com fundo preto. Ou ainda uma saia midi colorida e floral com uma T-shirt listrada P&B.

mix de estampas

Mix de estampas nos acessórios

Prefere uma combinação mais discreta ou é iniciante no mix de estampas? Use estampas chamativas e coloridas em acessórios com uma roupa de padronagem discreta.

Entre no universo de lenços, cachecóis, brincos, óculos, clutches e sapatos estampados para deixar a produção mais interessante e com a sua personalidade.

Uma dica? Comece com um lenço P&B combinado com um top estampado da mesma cartela de cores. Outra combinação infalível: lenço ou cachecol de onça com blusa listrada P&B.

mix de estampas
Foto: Tanja Heffner

Com o tempo, você estará familiarizada com o mix de estampas e pronta para combinações ousadas!

Gostou das nossas dicas? Assine nossa newsletter para ficar por dentro das tendências de moda.