look de trabalho

Alfaiataria no look de trabalho: como deixar a produção mais cool

O seu look de trabalho pede alfaiataria, mas sempre pinta aquela vontade de deixá-lo mais moderno e feminino? O workwear não precisa ser sério e sem graça, muito pelo contrário. Com as peças certas, você consegue combinações incríveis e estilosas para passar o dia no escritório.

Brinque com shapes, cores e acessórios. Faça sobreposições, adicione um item esportivo ou mescle estampas. Deixe sua personalidade aparecer na produção!

Quer saber como deixar a alfaiataria do look de trabalho mais cool e menos careta? Vem ver o que preparamos!

looks de alfaiataria

Monocromático

O monocromático é a cara do look de trabalho. Você pode ser básica, investindo no total black ou white ou se arriscar em tons menos óbvios. Aproveite as temperaturas mais altas para colorir seu visual e fugir do tradicional.

As alternativas aos tons básicos não faltam! Podem ser tons pastel; neon (que é sucesso da temporada); Living Coral, um alaranjado que é a cor do ano eleita pela Pantone; pink ou lilás. Seu terninho não precisa mais ser careta!

Foto: Richini

Oversized

A tendência oversized ganhou força com a jaqueta jeans, mas logo se espalhou para calças (lembra da boyfriend?), blazers e blusas. O street style é campeão em brincar com silhuetas, mas nada te impede de usar roupas mais soltinhas no escritório.

É uma forma de modernizar o look de trabalho, que às vezes é meio careta, e de quebra deixar a produção mais confortável. Para um workwear dentro dessa tendência, você pode incorporar à alfaiataria as seguintes peças: blazer ou casaco alongado, calça pantalona ou pantacourt, malha ou tricô largo e maxi cardigan.

Você pode formar um visual bem larguinho ou misturar proporções: um top mais sequinho com uma calça pantalona, ou um tricô amplo com uma calça de alfaiataria skinny com a barra dobrada no tornozelo. Experimente!

look de trabalho
Foto: Alexandru Zdrobău

Mix de texturas e estampas

A mistura de estampas rende looks de trabalho interessantes e originais. O segredo para um bom mix de padronagens é seguir uma cartela de cores e apostar em combinações que sempre dão certo: listra + onça, poá + listra, floral + floral, floral + militar.

Para começar, busque estampas nas cores que você já sabe que funcionam bem juntas, como: nude + preto, branco + preto, cinza + branco, nude + branco. Quem já está íntima do mix de estampas pode se arriscar mais: pink com vermelho, roxo e verde, azul e laranja.

Já as texturas adicionam informação de moda ao look de trabalho. Tente: couro + cashmere, jeans + alfaiataria, seda + lã. A produção ganha peso e quebra a monotonia de um tecido único.

Em looks com tecidos fluidos, incorporar um item pesado do guarda-roupa quebra a leveza da produção. Já um cardigan fofinho ou um tricô oversized dá o tom comfy ao look.

look de trabalho
Foto: Cesira Alvarado

Sportwear

Elementos do sportwear também podem ser adicionados para renovar o look de trabalho. Dentro dessa “nova alfaiataria”, alguns itens esportivos podem ser emprestados para o visual de escritório, deixando-o mais urbano e contemporâneo.

Para quebrar a seriedade, mescle a alfaiataria com tênis, calças e jaquetas com listras laterais, moletom, jaqueta bomber e mochila.

look de trabalho

Acessórios

Os acessórios são ótimos aliados para quebrar a seriedade do look de trabalho. Um terninho tradicional, por exemplo, ganha novos ares quando combinado com colares, brincos e pulseiras.

Bijuterias e semijoias permitem que você adicione personalidade ao workwear e funcionam muito bem.

Aproveite os itens que você tem no closet e que possam dar um charme ao look escritório. Anota aí: lenços, óculos (uma armação bacana faz toda a diferença), relógio, acessório de cabelo, bolsa, cinto e até um sapato colorido ou com um detalhe que você adora.

look de trabalho
Foto: Reza Hasannia

Sobreposição

A sobreposição é uma estratégia para dobrar o número de possibilidades no seu closet e dar novas formas de uso a peças que até então você sempre usava separadas. É uma tendência fácil de aplicar no escritório porque envolve camisas, t-shirts, vestidos e cardigans; itens básicos de um look de trabalho.

Tem um vestido midi de alcinha, mas que não usa no trabalho? Sobreponha a uma t-shirt ou camisa para formar um look descolado. Nos dias mais frios, o combo camisa e cardigan é uma ótima pedida para o office look.

look de trabalho
Foto: Flaunter.com

Color block

Quer mais cor no look de trabalho? Inspire-se na tendência do color block, que usa cores complementares – aquelas que estão opostas no círculo cromático – para criar um visual supermoderno.

Quer ideias de combinações para uma alfaiataria que foge do preto, nude e branco? Vá de verde + vermelho ou azul + laranja.

Você pode usar um look total blue (terninho ou vestido) e só finalizar com um sapato laranja ou ainda investir em um top laranja e uma calça pantalona azul escuro.

look de trabalho
Foto: Bogdan Glisik

Divirta-se com as tendências para montar looks de trabalho incríveis. Lembre-se que a alfaiataria para o escritório não precisa ser sem graça. Há muitas formas de deixar o workwear do seu jeito, mostrando sua personalidade em acessórios, cores, estampas ou em modelagens.

Quer ser a primeira a saber das tendências de moda? Assine nossa newsletter!